Na madrugada desta segunda-feira (6), aos 60 anos, faleceu o renomado cantor e compositor Antônio Tadeu Tavares, conhecido artisticamente como Tadeu de Obatalá, membro proeminente do Bloco Afro Akomabu e também integrante da Banda Guetos. A família do músico confirmou que sua morte foi causada por um infarto, ocorrido por volta da 01h desta manhã.
Os serviços de emergência foram chamados e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o falecimento do artista. Tadeu de Obatalá, figura de destaque na cena musical do Maranhão, contribuiu significativamente para o Bloco Akomabu desde 1987, ano em que o grupo celebrou seu 40º aniversário em março deste ano.
O velório de Tadeu está programado para ocorrer na Pax União, localizada na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís, a partir das 14h. O Bloco Afro Akomabu, fundado em 3 de março de 1984, é uma importante manifestação cultural promovida pelo Centro de Cultura Negra do Maranhão, visando combater a discriminação racial e promover a valorização da cultura afro-brasileira.
“Akomabu”, que significa “a cultura não deve morrer” na língua Fon, simboliza a vitalidade e o compromisso do bloco com a preservação e difusão da cultura negra no Maranhão. Hoje, o Akomabu é um espaço inclusivo, aberto a todos que se identificam com sua missão e os ritmos africanos que enriquecem a cultura brasileira.