Em janeiro de 2025, o Maranhão registrou um saldo positivo de 1.019 empregos, segundo o Novo Caged. Este resultado, divulgado pelo Imesc, garantiu ao estado o segundo melhor desempenho do Nordeste.
O setor de Serviços foi o principal responsável pelo resultado positivo, com a criação de 1.530 novos postos de trabalho. A Agropecuária também contribuiu, com 276 novas vagas. Por outro lado, os setores da Indústria (-335), Construção (-290) e Comércio (-162) registraram perdas de emprego.
Destaques por setor
- Serviços: A atividade de “Apoio à Gestão de Saúde” se destacou, com 1.368 novos empregos, impulsionados pela capital, São Luís.
- Agropecuária: O “Cultivo de soja” gerou 108 novos postos de trabalho.
- Indústria: A “Fabricação de álcool” foi o setor com maior perda de empregos (-187), com destaque negativo para a cidade de Aldeias Altas.
- Construção: A “Construção de Rodovias e Ferrovias” foi a atividade mais afetada, com a perda de 266 postos de trabalho, em grande parte devido a efeitos sazonais.
Números e desafios
Com o resultado de janeiro, o Maranhão alcançou o total de 659.979 trabalhadores com carteira assinada. Os dados reforçam a importância do setor de Serviços para a geração de empregos no estado, ao mesmo tempo em que evidenciam os desafios enfrentados por outras áreas da economia.
A nota “Mercado de Trabalho Maranhense” também apresenta informações detalhadas sobre as ocupações com maiores e menores saldos de empregos, além da distribuição dos postos de trabalho por município. O material completo está disponível para download no site do Imesc.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.