A Justiça do Rio de Janeiro proibiu a reprodução e comercialização da música Million Years Ago, da cantora britânica Adele, no Brasil e no exterior, sem a autorização do compositor brasileiro Toninho Geraes. A decisão foi emitida pelo juiz Victor Agustin Cunha, do Tribunal de Justiça do Rio, que também fixou uma multa de R$ 50 mil para cada descumprimento da ordem judicial.
De acordo com o magistrado, análises técnicas e sobreposição de melodias revelaram uma “indisfarçável semelhança” entre a música de Adele e Mulheres, clássico da música brasileira composto por Toninho Geraes e eternizado na voz de Martinho da Vila.
O processo, iniciado em fevereiro, inclui um pedido de indenização de R$ 1 milhão contra Adele, o produtor Greg Kurstin e as gravadoras Sony e Universal. Além disso, Toninho Geraes solicita o reconhecimento de seus direitos autorais sobre a faixa, com valores corrigidos e acrescidos de juros, que serão definidos após perícia judicial.
O caso reacende debates sobre a proteção de obras musicais e a importância do respeito aos direitos autorais no cenário global.