O Governo do Maranhão lançou, nesta segunda-feira (9), a Campanha de Combate ao Aedes aegypti e Prevenção de Arboviroses, com foco na sensibilização da população para eliminar os criadores do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. A primeira ação aconteceu na Praça do Letrado, no bairro Vinhais, em São Luís, reunindo equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e agentes de endemias.
Objetivo da campanha
Com o slogan “Eu tô é você perder para um mosquito!”, a campanha busca conscientizar os maranhenses sobre a importância de dedicar 10 minutos semanais para a inspeção e limpeza de possíveis focos de Aedes aegypti dentro das residências.
A coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses da SES, Joseneide Matos, ressaltou o papel da população no combate ao mosquito:
“O objetivo é sensibilizar a população para a eliminação dos criadosuros, pois 80% deles estão dentro das residências. É fundamental que cada cidadão se sinta corresponsável nessa luta, especialmente com a chegada do período chuvoso.”
Atividades Realizadas
Durante a ação no bairro do Vinhais, foram envolvidos temas como:
- Forma correta de descarte de lixo;
- Limpeza de quintais e calhas;
- Reconhecimento de sinais e sintomas de arboviroses;
- Orientação sobre quando procurar atendimento médico.
A mobilização contou com apoio de vigilantes sanitários, agentes ambientais e do Corpo de Bombeiros, que destacaram a importância da prevenção no período chuvoso.
Cronograma de atividades
A campanha segue com ações em outras localidades de São Luís:
- 12/10 (terça-feira): Quadra de esporte da Alemanha, bairro Cohaserma;
- 12/11 (quarta-feira): Igreja São Vicente de Paulo, bairro Apeadouro;
- 12/12 (quinta-feira): Praça dos Sonhos, Cohaserma;
- 13/12 (sexta-feira): Centro Histórico, próximo ao Palácio dos Leões;
- 14/12 (sábado): Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti.
Situação no Maranhão
Embora o estado apresente uma situação estável, segundo o Ministério da Saúde, a prevenção continua sendo fundamental. Casos como o de Aldenir Lima Portela, moradora do Vinhais, servem de exemplo.
“Aqui na minha casa, mantenha tudo limpo, as caixas d’água cobertas e minhas plantas bem cuidadas, sem água parada”, destacou a idosa de 79 anos.