O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), lançou o edital de chamamento público para selecionar 100 participantes do projeto-piloto do programa Empodera+ , uma iniciativa que visa promover a empregabilidade e autonomia para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.
O programa, desenvolvido em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, beneficiará inicialmente os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Santa Inês, Pindaré-Mirim e Imperatriz . A secretária da Sedihpop, Lília Raquel de Negreiros, destacou a importância da ação:
“Essa iniciativa promoverá um trabalho digno, educação e geração de renda para pessoas LGBTQIA+, com foco especial em pessoas trans e travestis.”
Etapas do programa
O projeto-piloto será implementado em três etapas:
- Plano Individual de Atendimento (PIA) : diagnóstico e planejamento individualizado para cada participante.
- Elevação Escolar e/ou Qualificação Profissional : capacitação para o mercado de trabalho.
- Ocupação Formal ou Geração de Renda Digna : inserção no mercado ou apoio a iniciativas empreendedoras.
Além disso, os participantes terão suporte psicológico, pedagógico e de assistência social durante toda a jornada, além de um Curso de Formação Cidadã e em Direitos Humanos , que abordará direitos, políticas públicas e participação ativa nas decisões que afetam a população LGBTQIA+.
Inscrições e cronograma
As inscrições abertas estão até o dia 11 de dezembro e podem ser realizadas:
- Online : pela Plataforma Participa MA.
- Presencialmente : na sede da Sedihpop (Edifício Clodomir Milet, 2º andar, Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N, Calhau).
O edital completo está disponível no site da Sedihpop. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 17 de dezembro .
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.