O Maranhão tem se destacado com iniciativas tecnológicas voltadas à preservação ambiental. Um dos exemplos mais recentes é o aplicativo “Bicho na BR”, desenvolvido pelo pesquisador Isaque Mesquita, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), em Buriticupu. O aplicativo, que surgiu do projeto “Plataforma para mapeamento da fauna perdida em acidentes de trânsito na BR-222”, tem como objetivo mapear atropelamentos de animais silvestres em rodovias, oferecendo dados para ações de preservação.
Segundo o pesquisador, animais como raposas, tamanduás, cobras e pássaros estão entre os mais atingidos por veículos. O sistema foi inicialmente projetado para mapear trechos da BR-222, mas pode ser usado globalmente, contribuindo para a redução de acidentes e a conscientização sobre a fauna. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fapema, e integra inovação tecnológica à proteção ambiental.
Os próximos passos do projeto incluem integrar inteligência artificial para análise automática dos registros, criar alertas de risco para os motoristas e ampliar o número de usuários. “O apoio da Fapema foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do aplicativo”, ressaltou Isaque.