APAE DE SÃO LUÍS REALIZA ELEIÇÕES SIMULADAS PARA INCENTIVAR CIDADANIA ENTRE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Eney Santana, da APAE de São Luís, vai promover eleições simuladas para os cargos de prefeitos e vereadores da cidade. A iniciativa, que acontece nesta sexta-feira, 4 de outubro, das 8h às 11h e das 14h às 16h30, tem como objetivo estimular a cidadania e conscientizar os alunos com deficiência sobre a importância do voto.

Ouça a íntegra no Pan News – de Segunda a Sexta, às 08h30 / 11h e 11h50 na programação Jovem Pan

Os candidatos a prefeito, representados por alunos, terão a oportunidade de apresentar suas propostas em comícios realizados no dia 1º de outubro, no pátio da escola. Todo o processo eleitoral será fiscalizado por uma comissão de alunos e professores, que atuará para garantir a transparência e evitar a prática de boca de urna.

Esse projeto educativo ocorre em um momento importante, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou o maior número de eleitores com deficiência aptos a votar nas eleições de 2024, com 1,45 milhão de pessoas. A atividade busca preparar os alunos para o exercício democrático, destacando seu papel social e político.