Corpo de Bombeiros mapeia áreas de risco e intensifica ações de apoio em bairros afetados pelas chuvas em São Luís

Alagamentos, inundações e outros problemas causados pelas chuvas afetam ao menos 20 bairros de São Luís, mapeados como áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). As ações de monitoramento e auxílio às famílias são coordenadas pela Defesa Civil Estadual (CEPDECMA), em apoio ao órgão municipal.

As regiões mais afetadas são Coroadinho, Parque Pindorama, Salinas do Sacavém, Sacavém, Matança/Anil, Novo Angelim, Angelim, João de Deus, Santo Antônio/Pirapora, Barreto, Isabel Cafeteira, Fumacê, Sá Viana, Vila Bacanga, Vila Embratel, Anjo da Guarda e Cidade Olímpica. Com a previsão de chuvas ainda mais fortes, o risco nestas áreas deve aumentar.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou a necessidade de remoção preventiva das famílias para evitar tragédias. “A Defesa Civil Estadual vem trabalhando para garantir a segurança de todos e minimizar os danos, apoiando o órgão municipal, na capital e também no interior do Estado”, afirmou.

A Defesa Civil realiza ações de prevenção, resposta a ocorrências e, quando necessário, reconstrução. Também auxilia no acesso a benefícios sociais e no processo de decretação de Estado de Emergência para garantir apoio federal às áreas afetadas.

Situação no Maranhão

Dezoito municípios já decretaram Situação de Emergência devido às chuvas, entre eles Formosa da Serra Negra, Grajaú, Buriti Bravo e Codó. Estreito e Buriticupu decretaram Estado de Calamidade Pública. As fortes chuvas provocaram alagamentos, deslizamentos e obstruções de vias, deixando diversas famílias em situação de vulnerabilidade.

A Defesa Civil Estadual mantém apoio contínuo às prefeituras para reduzir os danos e atender a população afetada.

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.