Na última quarta-feira (3), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), emitiu um alerta sobre o alto risco de afogamentos no estado. Nos primeiros três meses de 2025, a corporação registrou 26 casos, com seis mortes. Nas praias de São Luís, os bombeiros contabilizaram 17 ocorrências.
A imprudência é a principal causa dos acidentes, que, em muitos casos, poderiam ser evitados com mais conscientização e atitudes responsáveis. Segundo o comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), tenente-coronel Jefferson Serra, nadar sozinho em áreas desconhecidas ou sob efeito de álcool, frequentar locais sem salva-vidas ou sinalização, desrespeitar as condições do mar, rio ou piscina e superestimar as próprias habilidades de natação são fatores que levam ao afogamento.
“Prestar atenção à sinalização, acionar salva-vidas e adotar atitudes seguras minimiza os riscos de acidentes fatais”, enfatiza Serra.
O comandante do BBMar alerta: pais nunca devem deixar crianças sozinhas na água, nem em áreas rasas.
Para atuar na prevenção, os bombeiros realizam monitoramento com drones, sinalizam áreas de risco e patrulham a orla a pé, em quadriciclos e embarcações. Na capital, o BBMar disponibiliza o aplicativo ‘Praia Segura SLZ’, que informa as condições do mar, locais impróprios para banho e áreas sinalizadas, além de permitir o acionamento imediato dos guarda-vidas ou do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.