Entre os dias 10 e 14 de março, o projeto Conciliação Itinerante , promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), atendeu moradores das cidades de Igarapé do Meio, Viana, Arari e Vitória do Mearim, realizou 500 audiências e atingiu 34% de acordos firmados . Ao todo, a ação movimentou R$ 891 mil , contribuindo para a pacificação social e o fortalecimento da economia local.
O projeto, supervisionado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA) , busca resolver conflitos como benefícios, pensão alimentícia, exames de DNA, renegociação de dívidas e outros litígios. Um dos casos atendidos envolveu João Batista, de 64 anos, e Regiane Muniz, de 44 anos, que solicitaram um exame de DNA para esclarecer a paternidade biológica, destacando a importância do acesso facilitado à Justiça.
A contorno iniciativa com a participação de juízes, servidores e apoio de prefeituras locais, que disponibilizaram serviços de saúde e assistência social.
Próximas edições
A próxima rodada de atendimentos acontecerá entre 31 de março e 4 de abril nas cidades de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Miranda do Norte e Anajatuba . Antes disso, nos dias 28 e 29 de março, o Ônibus da Conciliação Itinerante participará da ação “Fome e Sede de Justiça” em Açailândia, iniciativa voltada para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.