Fraude no INSS é alvo de operação policial em São Luís

Na manhã desta segunda-feira (17), a Operação Vovorica, realizada pela  Polícia Federal visando combater fraudes estruturadas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A investigação revelou um esquema que utilizava documentação fraudulenta para reativar, alterar dados e desbloquear benefícios previdenciários e assistenciais, além de solicitar empréstimos consignados.

O esquema criminoso causou um prejuízo estimado de R$ 1,48 milhão com pagamentos indevidos em 27 benefícios identificados. A projeção de economia com a futura suspensão desses benefícios, baseada na expectativa de sobrevida do IBGE, alcança R$ 820 mil. No entanto, as autoridades acreditam que esses valores podem aumentar após a análise dos materiais apreendidos.

A operação cumpriu um mandado de busca e apreensão em São Luís (MA) e obteve autorização judicial para quebra de sigilo de dados telefônicos, telemáticos, postais, bancários e fiscais. O indivíduo investigado poderá responder pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso.

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.