A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) abre a exposição “40 Anos da Democracia – Entre Traços e Cores” em 20 de março, às 19h. A mostra reúne 15 obras inéditas de Betto Pereira, que combinam elementos abstratos e figurativos para narrar a luta e a conquista da democracia no Brasil.
A exposição, parte da programação de celebração dos 40 anos da democracia promovida pela FMRB, convida o público a uma reflexão profunda sobre a trajetória do processo democrático no país. As obras, ricas em cores e simbolismo, abordam as tensões e superações que marcaram a história recente, com destaque para o período da ditadura militar.
Arte, Música e Inclusão em Diálogo
O tema “40 Anos da Democracia – Entre Traços e Cores” transcende as artes plásticas, promovendo um diálogo entre pintura, música e inclusão. Cada tela é acompanhada por uma composição de Josias Sobrinho, musicada por Betto Pereira, criando uma experiência multissensorial.
A mostra também se destaca pela inclusão, com uma tela tátil e audiodescrição, intitulada “Com os Três Poderes nas Mãos”, e descrições em braile para todas as obras.
Interatividade e Realidade Virtual
A interatividade é outro ponto forte da exposição. O público pode vivenciar um passeio virtual em 360° através de óculos 3D, mergulhando em uma das telas e seu cenário. Uma das obras, com conteúdo sensível sobre a repressão na ditadura, terá classificação indicativa para maiores de 18 anos.
Sobre Beto
Betto Pereira compartilha suas memórias pessoais ao criar as obras, desde a infância em Brasília durante o golpe de 1964 até a luta dos estudantes pela meia-passagem em São Luís, em 1979.
“As telas são fotografias do meu olhar, retratam as lutas contra a ditadura, mas também celebram a conquista da nossa democracia”, frisou o artista.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.