Na manhã da última terça-feira (11), a segunda fase da Operação Cortina de Fumaça, aconteceu em Santa Inês, no interior do Maranhão. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens contra um influenciador digital e seu irmão, investigados por promover rifas ilegais e lavagem de dinheiro. A ação foi comandada pela Polícia Civil do Maranhão, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
A busca e apreensão ocorreu na residência do irmão do influenciador, no bairro Jardim Brasília, identificado como “laranja” no esquema. No local, os policiais apreenderam telefones, computador, documentos e três veículos, incluindo um de luxo. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de um imóvel avaliado em R$ 1,8 milhão, localizado em um condomínio de alto padrão na Vila Olímpica, registrado em nome do irmão para ocultar a propriedade do influenciador.
Entidade social envolvida na lavagem do dinheiro
As investigações revelaram que o grupo utilizava autorizações para venda de títulos de capitalização para realizar rifas ilegais. Para burlar a fiscalização, transferiam dinheiro para uma entidade social, que devolvia grande parte dos valores ao líder do esquema. A polícia investiga o influenciador por lavagem de dinheiro. O mesmo dissimulou bens em nome de terceiros e ocultou valores em contas bancárias pessoais e de suas empresas, incluindo uma organização sem fins lucrativos.
Entenda o caso
A primeira fase da Operação Cortina de Fumaça, deflagrada em dezembro do ano passado, já havia mirado o influenciador. Na ocasião, a polícia apreendeu veículos de luxo, motocicletas, um cavalo de raça, um caminhão, uma moto aquática e dispositivos eletrônicos, além de bloquear R$ 12,7 milhões. O influenciador está proibido de deixar o país, teve o passaporte apreendido e suas redes sociais foram bloqueadas.
Operação conta com apoio da Rede Recupera
A operação contou com o apoio da Rede de Recuperação de Ativos – Rede Recupera, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A parceria proporcionou treinamentos e intercâmbios que aprimoraram as investigações financeiras da Polícia Civil, contribuindo para o combate ao crime organizado.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.