O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) , por meio da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPEDECMA) , realizou 389 vistorias técnicas ao longo do ano em casarões do Centro Histórico de São Luís. O objetivo das inspeções é garantir a segurança dos imóveis e preservar o patrimônio histórico da capital maranhense.
Dessas visitas, 70 imóveis foram classificados como tendo condições estruturais gravemente precárias, com riscos relacionados ao desgaste do tempo e à falta de manutenção. A Defesa Civil prevê falhas em telhados, rebocos e fachadas que, em casos mais graves, podem exigir medidas emergenciais, como interdições parciais ou evacuações.
Segundo o tenente Wellington Cardoso , analista técnico do CEPEDECMA, as vistorias são realizadas regularmente e fazem parte de um cronograma contínuo: “Nossa prioridade é a segurança dos frequentadores e moradores, além da preservação dos imóveis históricos. Quando identificamos problemas, notificamos os responsáveis e moradores elaboramos relatórios técnicos para embasar as ações realizadas.”
Os imóveis vistoriados recebem classificação de risco – baixo, médio ou alto –, conforme o grau de precariedade. Também são avaliados riscos potenciais de incêndio, com foco na prevenção. A maioria das edificações vistoriadas pertencem a proprietários particulares, que foram notificados para providenciar a manutenção adequada.
As vistorias reforçam o compromisso com a proteção de um dos maiores patrimônios históricos do Brasil, garantindo segurança e preservação para as gerações futuras.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.