O Hospital da Ilha, em São Luís, alcançou um marco na medicina maranhense ao realizar, pela primeira vez na rede estadual de saúde, uma discectomia endoscópica com técnica biportal. Este procedimento minimamente invasivo é utilizado no tratamento de patologias da coluna vertebral, trazendo inovação e ampliação das técnicas ofertadas aos pacientes atendidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
A cirurgia pioneira foi conduzida pelos neurocirurgiões Rayan Santos e Elano Pontes em um paciente de 36 anos que já havia passado por uma cirurgia de hérnia de disco anteriormente. Realizada no dia 29 de novembro, a intervenção corrigiu alterações causadas por uma nova hérnia, proporcionando melhora completa da dor e devolvendo mobilidade ao paciente.
Recuperação e resultados
Uma das vantagens mais notáveis da cirurgia endoscópica biportal é a rápida recuperação do paciente. No caso realizado no Hospital da Ilha, o paciente conseguiu caminhar poucas horas após a intervenção e recebeu alta no dia seguinte.
O diferencial da técnica biportal está na sua abordagem minimamente invasiva. Por meio de dois pequenos pontos de entrada, um permite a inserção de uma câmera de vídeo e o outro viabiliza o uso de instrumentos cirúrgicos. Essa técnica reduz o trauma aos tecidos e possibilita uma recuperação mais rápida.
“Antigamente, para operar uma hérnia de disco, só se fazia cirurgia aberta, com uma agressão tecidual considerável ao paciente. Com o avanço da tecnologia, a cirurgia endoscópica da coluna tem ganhado espaço, e a técnica biportal, aplicada neste procedimento, possibilita a realização de cirurgias de maior porte com menor agressão tecidual”, afirmou o neurocirurgião Rayan Santos.
Um marco para a neurocirurgia regional
A introdução da discectomia endoscópica biportal no Maranhão representa um avanço significativo para a neurocirurgia regional. A técnica, reconhecida por sua eficiência, utiliza incisões menores (entre 8 mm e 1 cm) e preserva a integridade da coluna, proporcionando ao cirurgião uma visualização direta por vídeo das estruturas nervosas e das lesões tratadas.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.