VEREADOR UMBELINO JUNIOR É AFASTADO DO CARGO APÓS DECISÃO JUDICIAL

Na manhã da última segunda-feira (18), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Luís, o presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB), anunciou o afastamento do vereador Umbelino Júnior (PSB), em cumprimento a uma decisão judicial. A medida foi tomada após o Tribunal determinar o afastamento imediato do parlamentar, assim como dos servidores ligados ao seu gabinete e também do exercício de funções públicas.

O presidente Câmara, o vereador Paulo Victor, se pronunciou sobre o caso:

Por decisão judicial, foi determinado o imediato afastamento do vereador Umbelino Júnior quanto ao exercício do mandato, além do afastamento dos servidores vinculados ao gabinete do mencionado parlamentar quanto às eventuais funções públicas por eles desempenhadas. A Câmara Municipal de São Luís foi oficialmente comunicada no dia 14 de novembro. A Mesa Diretora fez cumprir integralmente a decisão judicial com devida comunicação ao poder judiciário”, informou Paulo Victor.

Em seguida, o suplente Aldo Rogério (PRTB) assumiu o cargo de vereador, garantindo a continuidade das atividades legislativas da Casa, especialmente no momento de discussão do orçamento municipal. Segundo Paulo Victor a convocação de Aldo Rogério visa assegurar a deliberação de temas urgentes e importantes, como a apreciação do orçamento, que é uma das pautas prioritárias para o final da legislatura.

As investigações da Operação Gaeco

O afastamento de Umbelino Júnior ocorre no contexto de uma investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão (MP-MA). O parlamentar é suspeito de envolvimento no esquema de desvio de salários de servidores lotados em seu gabinete, conhecido como “rachadinha”.

A operação, foi realizada na quarta-feira (13), incluiu o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís e Imperatriz. A Justiça determinou ainda o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de bens do vereador e de outras 17 pessoas investigadas.

O desfecho do caso segue sendo acompanhado pela Justiça, e o processo de investigação continua. O novo vereador Aldo Rogério, por sua vez, assumirá o cargo até que a situação do parlamentar afastado seja resolvida.

A Câmara Municipal de São Luís, informou que permanece atenta às implicações dessa decisão judicial e seguirá com suas atividades legislativas conforme o andamento da investigação.

Fonte: Câmara de São Luís, com edição.