PF DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA MILITARES QUE PLANEJAVAM ASSASSINATO DE LULA E ALCKMIN ANTES DA POSSE

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Contragolpe, que visa desarticular uma organização criminosa responsável por planejar um golpe de Estado com o objetivo de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin após o pleito de 2022. Segundo a PF, o grupo planejava o assassinato de ambos, além de restringir o exercício do Poder Judiciário, com planos de prisão e execução de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O plano, chamado “Punhal Verde e Amarelo”, estava marcado para ser executado em 15 de dezembro de 2022. A organização criminosa, composta majoritariamente por militares com formação em forças especiais, desenvolveu um detalhado esquema operacional, incluindo o uso de técnicas militares avançadas e a criação de um “gabinete institucional de gestão de crise” para gerenciar possíveis conflitos decorrentes das ações.

A operação já cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e continua com três mandados de busca e apreensão, além de 15 medidas cautelares, como proibição de contato entre os investigados, entrega de passaportes e suspensão de funções públicas. O Exército Brasileiro acompanhou o cumprimento dos mandados nos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e no Distrito Federal. A PF destacou que os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

*Com informações da Agência Brasil

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.