A proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa a redução da jornada de trabalho semanal para 36 horas e estabelece uma escala de quatro dias de trabalho e três de descanso no Brasil tem avançado na Câmara dos Deputados, com apoio crescente dos parlamentares. De autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a PEC busca promover uma jornada de trabalho menos extenuante, eliminando a escala 6×1 — em que o trabalhador tem direito a apenas um dia de folga semanal.
A bancada maranhense na Câmara, composta por 18 parlamentares, registrou até o momento seis deputados que se manifestaram favoráveis à proposta: Cleber Verde (MDB-MA), Amanda Gentil (PP-MA), Rubens Júnior (PT), Márcio Jerry (PCdoB), Duarte Júnior (PSB) e Pedro Lucas Fernandes (União Brasil). No entanto, outros deputados maranhenses não declararam sua posição ou ainda não votaram, como Aluísio Mendes (Republicanos) e Josimar Maranhãozinho (PL), que afirmaram que avaliarão a medida junto aos setores empresariais antes de se posicionarem oficialmente.
A PEC superou as expectativas e ultrapassou as 171 assinaturas esperadas, atingindo 194 assinaturas. Esse marco significa que a proposta apresentada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) irá tramitar.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.