MARANHÃO REGISTRA QUEDA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA E NO CERRADO E INTEGRA PACTO NACIONAL CONTRA DESMATAMENTO E INCÊNDIOS

Nesta quinta-feira (6), o Governo Federal divulgou dados que destacam o Maranhão entre os estados com redução no desmatamento dos biomas Amazônia e Cerrado. Entre agosto de 2023 e julho de 2024, o Maranhão registrou queda de 15,05% na área desmatada no Cerrado e uma redução de 14,96% na Amazônia.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, destacou a orientação do governador Carlos Brandão em equilibrar a conservação ambiental com o desenvolvimento sustentável. Ele apontou que a queda no desmatamento é resultado de ações que incentivam a produção sustentável, diálogo com produtores, rapidez nas licenças para incentivar a legalidade e intensificação de fiscalizações.

Além disso, o Maranhão aderiu ao pacto com o Governo Federal e os estados de Tocantins, Piauí e Bahia, integrantes do Matopiba, para o combate ao desmatamento e às queimadas no Cerrado. O pacto faz parte da 4ª Fase do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (2023-2027), visando ampliar a proteção dos recursos naturais da região.

📲 Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/

📲 Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/

✅ Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.