Em resposta aos incêndios que afetam reservas indígenas no Maranhão, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) intensificou a operação Maranhão Sem Queimadas-Protetores do Bioma. A iniciativa visa preservar a biodiversidade e proteger as comunidades indígenas, com apoio do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nesta semana, equipes atuam na Reserva Biológica do Gurupi, na região noroeste do estado, enfrentando o avanço das chamas na Aldeia Zé Gurupi. Os bombeiros empregam técnicas de aceiros e “fogo contra fogo”, para conter o fogo e impedir sua expansão. Segundo o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, a presença dos bombeiros tem sido fundamental na preservação dos ecossistemas locais e na proteção das comunidades.
Além do combate direto, a operação envolve monitoramento aéreo com drones, criação de aceiros e capacitação das comunidades para prevenção e combate a focos iniciais. “Estamos comprometidos com a extinção dos incêndios e prevenção de novos focos, em parceria com o PrevFogo e com o apoio das próprias comunidades indígenas,” destacou o tenente Alessandro Sodré, do 12° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).
A operação conta com o apoio logístico para transporte e montagem de acampamentos nas áreas de difícil acesso, além de um comitê estadual com órgãos ambientais e de segurança para desenvolver estratégias de combate a incêndios florestais.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.