O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi eleito para o cargo de secretário-geral da Interpol, a maior organização policial do mundo, durante a Assembleia-Geral da Interpol, realizada em Glasgow, na Escócia. Urquiza, de 43 anos e natural de São Luís (MA), é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a liderar a organização em seus 100 anos de história.
Eleito com maioria entre os 196 membros, Urquiza ocupará o principal cargo executivo da Interpol por um mandato de cinco anos, substituindo o atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha, a partir do próximo dia 7. Sua eleição foi ratificada nesta terça-feira (5), segundo informações da Polícia Federal (PF). Atualmente, Urquiza é diretor de Cooperação Internacional da PF e foi vice-presidente da Interpol para as Américas entre 2021 e 2024.
A PF destacou que a nomeação de Urquiza reforça o compromisso do governo brasileiro no combate ao crime organizado transnacional, através de uma forte cooperação internacional. Valdecy Urquiza possui uma ampla carreira na Polícia Federal, onde já atuou como chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional e na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França.
Baixe o app da Jovem Pan São Luís e acompanha as notícias https://www.jovempansaoluis.com.br/aplicativo/
Siga no Instagram e confira as informações https://www.instagram.com/jovempansaoluis/
Siga o canal da Jovem Pan no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. Clique aqui.