Com a terceira maior delegação do Campeonato Brasileiro Sub-17 de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), o Maranhão fez história na competição realizada no Rio de Janeiro, no Centro de Referência Esportiva da Mangueira, nos dias 18 e 19 de outubro. A equipe maranhense garantiu 12 medalhas: cinco de ouro, uma de prata e seis de bronze.
Os ouros foram conquistados por Rikelme Emanuel (49kg), Emily Antunes Küster (55kg), Enzo Arrais (67kg), Lucas Wernz (81kg) e Isaac Gomes (89kg). A prata ficou com Mariela Nogueira (76kg), e os bronzes foram para Israel Julião (55kg), João Roberto Soares da Silva (61kg), Giovanni Lopes (67kg), Nicolly Silva de Sousa (81kg), José Henrique Moraes (102kg+), e Daniel Amorim de Lima (73kg).
Além das medalhas, o atleta Rikelme Emanuel quebrou o recorde nacional ao levantar 60kg no arranco e 70kg no arremesso, totalizando 130kg. Isaac Gomes foi o destaque masculino, levantando 120kg no arranco e 140kg no arremesso, somando 260kg, e vencendo na categoria até 89kg.
O treinador da equipe, Eduardo Roberto, o “Dudu LPO”, celebrou os resultados e destacou o crescimento do esporte no estado. A próxima etapa da Federação Maranhense de LPO, a Copa Dragos, será realizada em 23 de novembro no CT Dudu LPO, no Complexo Esportivo Sports Village, no Calhau.
As marcas alcançadas no Brasileiro serão avaliadas para a formação das seleções nacionais que disputarão competições internacionais em 2025.