As ações do programa “Meu Celular de Volta”, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e executado pela Polícia Civil, seguem avançando. Nesta semana, mais de 1.000 intimações estão sendo enviadas e, na próxima terça-feira (22), será realizado um novo mutirão para entrega de celulares com registro de perda, furto ou roubo. O evento acontecerá no Ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), das 9h às 16h.
Os aparelhos entregues irão se somar aos mais de 200 celulares recuperados no último mutirão. Naquela ocasião, também foram enviadas 1.000 intimações, com cerca de 300 pessoas comparecendo. Quem não atendeu ao chamado anterior está sendo convocado novamente.
As intimações são enviadas via WhatsApp, após o rastreio dos celulares por meio do número de IMEI, com apoio das operadoras de telefonia. O documento traz a assinatura dos delegados e um QR Code para verificar a autenticidade, além de um número de telefone para esclarecimentos.
A Polícia Civil seguirá convocando os legítimos proprietários para reaverem seus dispositivos. O programa, que atualmente cobre a Grande Ilha, será expandido para Imperatriz em novembro e, posteriormente, para mais municípios do interior do estado.
O objetivo do programa é reduzir crimes como furtos e roubos de celulares e desestimular a comercialização de aparelhos ilícitos, prevenindo crimes como fraudes financeiras e golpes.