ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA É DESMONTADA APÓS MONTAR UM ESQUEMA DE FALSA CENTRAL DE ATENDIMENTO BANCÁRIO EM IMPERATRIZ

Na manhã desta quarta-feira (9), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na cidade de Imperatriz, a operação “Dupla Face”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida em fraudes financeiras. A ação cumpriu dois mandados de prisão e três de busca e apreensão contra os suspeitos de aplicarem o golpe conhecido como “falsa central de atendimento bancário”.

De acordo com o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), os criminosos entravam em contato com as vítimas, se passando pela central de atendimento do banco, para acessar suas contas e desviar dinheiro. As investigações apontam que o grupo tentou burlar mecanismos de segurança, como o reconhecimento facial. Em uma das tentativas, foi utilizada uma imagem facial falsa, com o rosto de um dos suspeitos aparecendo atrás da imagem.

Durante o cumprimento dos mandados, os suspeitos tentaram destruir provas, jogando um celular no vaso sanitário. A polícia apreendeu eletrônicos, itens de valor e dois veículos. Além disso, foi determinada a apreensão de bens e ativos dos envolvidos. Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, e as investigações continuam.

O delegado Guilherme Campelo, chefe do DCCT, alertou sobre o golpe da falsa central bancária, orientando as pessoas a sempre entrarem em contato diretamente com suas instituições financeiras, evitando atendimentos suspeitos.