Uma operação de combate aos crimes ambientais foi deflagrada na madrugada desta sexta-feira (04) na região sul do Maranhão, resultando na interceptação de dois caminhões que transportavam madeira ilegal. A ação, coordenada por equipes do 46º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorreu por volta de 01h, no km 313 da BR-230, em São Raimundo das Mangabeiras.
As equipes da PRF já monitoravam os veículos e, com base em informações compartilhadas, os caminhões foram abordados pela PMMA, que aguardou a chegada da PRF para realizar a verificação da carga. No total, foram encontrados 98,79 m³ de madeira nativa serrada, cujo tipo não correspondia ao descrito nos documentos fiscais apresentados pelos motoristas, caracterizando crime ambiental.
Os motoristas, de 32 e 42 anos, tentaram justificar o transporte apresentando Declarações de Corte e Colheita e notas fiscais que indicavam tratar-se de madeira de reflorestamento. No entanto, os policiais constataram que a carga era de madeira nativa extraída irregularmente. Além disso, verificou-se que as assinaturas nos documentos apresentavam indícios de falsificação.
A madeira ilegal, que supostamente havia sido extraída do estado do Pará e seguia rumo a capitais do nordeste e sudeste, foi apreendida, assim como os caminhões, que foram levados para a Unidade Operacional da PRF em Balsas (MA). Os motoristas foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Balsas por uso de documentos falsos. A madeira permanecerá à disposição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA), que tomará as medidas legais cabíveis. Os infratores também responderão por transporte ilegal de madeira, conforme o art. 46 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).