O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) iniciou na manhã deste sábado, 5 de outubro, a distribuição das urnas eletrônicas para as eleições municipais que ocorrerão amanhã, dia 6. O processo inclui a entrega e checagem do lacre de segurança das urnas e a montagem das seções eleitorais. As urnas serão distribuídas para todas as zonas eleitorais, incluindo locais de difícil acesso, com o auxílio de postos avançados de transmissão. Esse ano, será utilizada uma estrutura tecnológica que facilita a transmissão dos votos, com 600 urnas transmitindo diretamente dos locais de votação via JE-Connect.
Nas eleições de 2024, um dos destaques é a utilização do modelo de urna UE2022, com maior capacidade de processamento e recursos de acessibilidade, como a voz sintetizada para eleitores com deficiência visual. Mais de 571 mil urnas estão em uso no Brasil, sendo que, no Maranhão, o TRE também preparou a auditoria das urnas, garantindo a integridade e transparência do processo eleitoral.
É importante lembrar que o uso de celulares na cabine de votação é proibido. Os eleitores deverão deixar seus dispositivos em um local específico, à vista, para garantir a segurança e a confidencialidade do voto .