NOVO ESQUEMA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE COM SUBSTITUIÇÃO DA “GOTINHA” PELA VACINA INJETÁVEL PASSA A SER ADOTADA NO MARANHÃO

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à transição do esquema de imunização contra a poliomielite. A vacina oral bivalente (VOPb), popularmente conhecida como “gotinha”, foi substituída pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), injetável. A mudança segue orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e deve ser concluída até 4 de novembro.

De acordo com Deborah Campos, secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, todas as doses da VOPb serão recolhidas e devolvidas ao Ministério da Saúde até o final de outubro. As doses de VIP já estão disponíveis em todo o estado, com mais de 80 mil unidades estocadas para garantir que não haja interrupções no processo de vacinação.

O novo esquema prevê a aplicação de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de um reforço aos 15 meses. A mudança visa aumentar a segurança e a eficácia na prevenção da poliomielite, seguindo recomendações internacionais.