O Governo do Maranhão é um dos correalizadores da Copa das Seleções Vozes da Amazônia, evento que reunirá ex-atletas de Brasil, Uruguai, Argentina e Angola no Estádio Castelão, em São Luís, entre 12 e 19 de outubro. Além dos jogos, a programação destaca a valorização dos povos originários, igualdade racial e de gênero, diversidade LGBTQIA+ e luta pelos direitos das mulheres.
O secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, ressaltou a visibilidade internacional do evento e a oportunidade de promover a sustentabilidade e a preservação da Amazônia. “Será uma honra sediar esse evento no Castelão, que foi preparado com várias melhorias para garantir conforto e segurança ao público”, disse o secretário.
Entre os participantes estão nomes de destaque do futebol, como Maicon, Ramires, Michel Bastos, Recoba, Zalayeta, Osvaldo e Akwa. O evento também conta com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas e da World Legends, representada pelo ex-jogador Somália, que definiu o torneio como uma celebração do futebol e das culturas indígenas e afro-brasileiras.
Além de promover a inclusão social, a Copa deve gerar impactos positivos na economia local, com a presença de turistas e oportunidades para artesãos e pequenos empreendedores.
A Copa das Seleções Vozes da Amazônia será transmitida ao vivo para diversos países e faz parte da preparação para a COP30, que ocorrerá em 2025, em Belém (PA).