Nesta quinta-feira (26), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), lançou o programa Meu Celular de Volta, voltado para a recuperação de celulares furtados, roubados ou perdidos. A iniciativa, coordenada pela Polícia Civil, tem como foco inicial São Luís e os municípios da Grande Ilha.
O programa visa ajudar vítimas que registraram boletim de ocorrência com o número de IMEI, permitindo o rastreamento e recuperação dos aparelhos. Na primeira etapa, cerca de 1.000 pessoas que estão em posse de celulares com registros de furto, roubo ou perda serão intimadas.
De janeiro a agosto deste ano, o estado registrou 19.082 ocorrências de furtos e roubos de celulares, uma redução em relação aos 22.000 casos no mesmo período de 2023. Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, o programa será uma ação contínua e em breve será expandido para outras regiões do Maranhão.
A recuperação dos aparelhos será feita com tecnologias de rastreamento e o suporte de operadoras de telefonia. As intimações estão sendo enviadas via WhatsApp, com documentos autenticados por QR Code para evitar fraudes.