Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal lançou a Operação Terabyte, com o objetivo de identificar e prender criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil, principalmente pela internet. A ação ocorre em todo o país, em parceria com as Polícias Civis estaduais, e envolve o cumprimento simultâneo de 141 mandados de busca e apreensão em todas as unidades da federação.
A operação, coordenada pela área de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF, mobilizou mais de 750 policiais e contou com o apoio da Homeland Security Investigations (HSI) dos Estados Unidos. O foco é identificar e prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes que trafegam grandes quantidades de material ilícito.
No Maranhão, dois mandados de busca e apreensão foram realizados: 01 em São Luís e 01 em Imperatriz, por armazenamento de mídias de abuso e/ou pornografia infanto-juvenil.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024, a Polícia Federal já havia cumprido 1.291 mandados de prisão de criminosos envolvidos com abuso sexual. A PF reforça a importância da vigilância dos pais e responsáveis sobre a segurança de seus filhos no ambiente virtual, como medida preventiva.