Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) realizou a “Operação Placa Fria”, com o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão em empresas suspeitas de comercializarem placas de veículos sem autorização do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA).
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV/SPCC), identificaram indícios de que algumas dessas empresas fabricavam placas falsas para veículos oriundos de crimes. Durante a operação, foram apreendidos equipamentos e instrumentos utilizados na confecção irregular de placas.
Os proprietários das empresas foram intimados a prestar depoimentos em data futura. Caso as irregularidades sejam confirmadas, eles poderão ser indiciados por adulteração de sinal identificador de veículo, crime cuja pena varia de quatro a oito anos de prisão, além de multa.
A operação contou com o apoio de diversas unidades policiais da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC). A Polícia Civil reforça a importância das denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo WhatsApp (98) 98418-5661 ou pelo Dique-Denúncia (181), garantindo o sigilo do denunciante.