Operação “Responsio” combate grupo criminoso especializado em roubos a residências na Grande São Luís

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a Operação “Responsio”, uma força-tarefa para cumprir mandados de busca e prisão preventiva contra membros de um grupo especializado em roubos a residências nos municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís.

A operação foi resultado de uma investigação iniciada após um assalto ocorrido em março deste ano, em Paço do Lumiar, onde quatro criminosos invadiram a casa de um oficial da Polícia Militar do Maranhão. Durante o crime, a vítima foi violentamente agredida e teve diversos pertences roubados, incluindo uma motocicleta e uma arma de fogo.

Até o momento, dois homens foram presos e quatro mandados de busca domiciliar foram cumpridos. As buscas pelos outros envolvidos continuam, e a polícia segue realizando diligências para capturá-los.

O nome da operação, “Responsio”, vem do latim e significa “resposta”, em referência à rápida ação do sistema de segurança pública que conseguiu identificar os autores do crime e capturar parte do grupo envolvido.

A ação contou com o apoio de várias equipes da Polícia Civil, incluindo as seccionais Leste e Sul, a Delegacia Especial de São José de Ribamar, a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), além do 15º Distrito Policial de São Raimundo e o 5º Distrito Policial do Anjo da Guarda.