MARIA DO SOCORRO CARNEIRO É EMPOSSADA PRIMEIRA DESEMBARGADORA EM VAGA EXCLUSIVA PARA MULHERES NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) empossou, nesta quarta-feira (11), a juíza Maria do Socorro Mendonça Carneiro como desembargadora, marcando a primeira nomeação em uma vaga exclusiva para mulheres no Judiciário maranhense. A promoção ocorreu com base na Resolução nº 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui ações afirmativas para ampliar o acesso de magistradas aos tribunais de 2º Grau.

A magistrada foi promovida pelo critério de merecimento, figurando pela quinta vez em listas tríplices, e recebeu a nota máxima de todos os desembargadores presentes. A vaga foi aberta com a aposentadoria da desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, celebrou o avanço na paridade de gênero e a implementação da resolução, destacando que esta é uma conquista histórica para o Judiciário do estado. A desembargadora empossada, por sua vez, afirmou que a nomeação representa a consagração de sua vida profissional, e que seguirá atuando com ética e compromisso em prol da Justiça.

A magistrada Maria do Socorro Carneiro iniciou sua carreira como juíza em 1989 e passou por várias comarcas do estado, além de atuar na capital maranhense em diversos juizados.