BANCÁRIOS MARANHENSES SÃO CONVOCADOS PARA ASSEMBLEIA GERAL COM POSSÍVEL ESTADO DE GREVE EM PAUTA

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) convocou todos os trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário para participarem da Assembleia Geral que será realizada nesta quarta-feira, 21 de agosto, às 18h em primeira convocação e às 18h30 em segunda convocação. O encontro ocorrerá de forma híbrida, com a opção de participação presencial na Sede Administrativa do Sindicato, localizada na Rua do Sol, Centro de São Luís, ou virtualmente por meio da plataforma Zoom.

A assembleia tem como principal ponto de pauta a deliberação sobre a deflagração de um estado de greve no Maranhão, em resposta à postura inflexível da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e à falta de mobilização por parte da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Segundo o SEEB-MA, tanto os banqueiros quanto o governo, responsável pelos bancos públicos, têm rejeitado todas as reivindicações da categoria na atual Campanha Salarial.

Além disso, nos dias 20 e 21 de agosto, estão agendadas negociações sobre cláusulas econômicas. No entanto, a Fenaban já sinalizou que não apresentará uma proposta que inclua aumento real, apesar dos lucros expressivos que os bancos têm registrado nos últimos anos, o que tem sido considerado um desrespeito aos trabalhadores do setor.