MPMA REQUER PLANO PARA EVITAR ALAGAMENTOS NA CIDADE OPERÁRIA E REGIÃO; A PREFEITURA DE SÃO LUÍS TERÁ UM MÊS PARA INFORMAR QUAIS PROVIDÊNCIAS SERÃO ADOTADAS

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 6ª Promotoria Distrital da Cidadania – polo Cidade Operária, emitiu uma recomendação à Prefeitura de São Luís após uma série de alagamentos na região. A recomendação, assinada pelo titular da promotoria de justiça, Joaquim Ribeiro Júnior, solicita um plano de ação para prevenir futuros alagamentos e melhorar a infraestrutura local.

Após as intensas chuvas dos últimos dias, diversos pontos de alagamento foram identificados, destacando-se áreas críticas como o retorno da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), as proximidades do supermercado Mateus, as ruas da Unidade 105 do bairro Cidade Operária e os acessos aos bairros Vila América e Recanto dos Pássaros. De acordo com os denunciantes, a situação vem colocando em risco a segurança dos residentes, dificultando a locomoção e acarretando prejuízos.

A Prefeitura Municipal de São Luís tem um prazo de 30 dias, para apresentar um plano de reestruturação das ruas e avenidas dessas regiões. Esse plano visa evitar alagamentos futuros e garantir a segurança e o bem-estar da população.

A Prefeitura de São Luís terá 10 dias para informar se acatará ou não a recomendação. Caso nenhuma providência seja adotada, o Ministério Público analisará a viabilidade de buscar responsabilizações em Juízo, inclusive por danos materiais e morais que restarem comprovados.

Em nota enviada à Jovem Pan, a prefeitura de São Luís informou que a Procuradoria Geral do Município de São Luís ainda não foi notificada sobre a recomendação da 6ª Promotoria Distrital da Cidadania do Ministério Público do Maranhão.

Disse ainda que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), já está executando obras de melhorias na infraestrutura na região, como a macrodrenagem do Canal da Cidade Olímpica e também implantação de rede de drenagem profunda no Jardim América, como ações de combate a alagamentos.